Ron Davis inspirou com essa profusão de cores.
Quentes, é verdade.
Frescas e itinerantes.
Esparramadas como o ser.
Recebi um designer astrológico. A estrela cabalística e os dias da semana. Acho que tudo envolve o mesmo sentido existencial. Aí vai:
Os dias da semana obedecem a uma seqüência estabelecida pela Estrela Cabalística de 7 Pontas.
No topo da Estrela se localiza o Sol.
Na segunda linha fica o princípio masculino e feminino: Marte e Vênus.
Na terceira linha o Eixo do conhecimento superior ou social-cósmico ( júpiter ) e o inferior ou mundano ( Mercúrio ).
Na última linha o estruturador da vida Saturno, e a geradora da vida: a Lua.
Os dias da semana se obtêm desenhando a Estrela de 7 pontas, a partir do Sol e começando a direita, no sentido horário:
Sol > Lua > Marte > Mercúrio > Júpiter > Vênus > Saturno
. Sol (Domingo - Sunday - Dominus Dei, o Dia do Sol)
. Lua (Segunda feira, lunes, Monday, Dia da Lua)
. Marte (Terça feira, Martes,Thursday)
. Mercúrio (Quarta feira, Miercoles, Wensday)
. Júpiter (Quinta feira, Jueves, Tuesday)
. Vênus (Sexta feira, Viernes, Fraiday)
. Saturno (Sábado, Saturday).
O Regente da Hora. Horas planetárias
As horas planetárias são definidas a partir dos dias da semana. A primeira hora de cada dia é definida pelo planeta do dia. Assim a primeira hora do domingo é regida pelo Sol, a primeira hora da segunda-feira é regida pela Lua e assim para todos os dias da semana.
A partir da primeira hora a seqüência segue da seguinte forma: Sol - Vênus - Mercúrio - Lua - Saturno - Júpiter - Marte - Sol, que se obtém seguindo as pontas da Estrela Cabalista em sentido horário.
Muitos alquimistas e astrólogos calculam a duração da hora de uma forma diferente. Eles dividem o dia em parte diurna (desde o nascer ao por do sol) e o restante como parte noturna. Ai definem a duração da hora planetária diurna define-se como a duodécima parte do tempo que o Sol leva de seu nascimento ao seu ocaso. Os dados do nascimento e do acaso do Sol podem ser encontrados em tabelas elaboradas pelos Centros Astronômicos publicadas as vezes nos almanaques (Ex. Almanaque do Pensamento).
A hora planetária noturna encontra-se dividindo o intervalo de tempo entre o ocaso e o nascimento.
Para calcular as horas do dia : parte-se da hora do nascimento do Sol e soma-se a duração da hora planetária para o dia, obtendo-se assim a primeira hora diurna.
Construção da tabela das horas planetárias dos dias da semana
. A primeira hora do Domingo é definida como do Sol.
. A partir de definido isto segue-se sempre a seguinte seqüência para as seguintes horas:
Sol - Vênus - Mercúrio - Lua - Saturno - Júpiter - Marte - Sol
. Quando chegar a duodécima hora noturna, a primeira hora diurna do próximo dia é regida pelo planeta que rege o próximo dia.
. As questões relativas aos planetas Plutão, Netuno e Urano devem ser encaminhadas nas horas dos planetas Marte, Vênus e Mercúrio respectivamente.
Regente do ano e o ciclo maior de 36 anos
No topo da Estrela se localiza o Sol.
Na segunda linha fica o princípio masculino e feminino: Marte e Vênus.
Na terceira linha o Eixo do conhecimento superior ou social-cósmico (júpiter) e o inferior ou mundano (Mercúrio).
Na última linha o estruturador da vida Saturno, e a geradora da vida: a Lua.
Existe na tradição astrológica ciclos de 36 anos governados cada um por um planeta seguindo a seguinte seqüencial:
Saturno > Vênus > Júpiter > Mercúrio > Marte > Lua > Sol
Observe na figura que tal seqüencia pode ser criada seguindo as linhas interiores da estrela, no sentido contrário do quando vão se determinar os dias da semana.
Este ciclo de 36 anos se compõe por 5 ciclos de 7 anos, que iniciam com o mesmo planeta que o ciclo maior, mas que é formado pelos planetas, segundo a ordem do círculo no sentido anti-horário (observe figura): Assim se o ciclo maior começa com Saturno a seqüência seria:
Regência dos anos dentro de um ciclo de 7 anos:
Saturno > Júpiter > Marte > Sol > Vênus > Mercúrio > Lua
A influência do planeta que inicia o ciclo maior (36 anos), estende-se através de todo o seu ciclo (Ex: o Sol desde 1981 a 2016); enquanto o planeta regente anual tem sua influência em apenas 1 ano.
O primeiro ciclo iniciou-se no ano 1 da nossa era e foi governado por Saturno (ano 1 a 36); o segundo então correspondeu a Vênus (ano 37 a 72); e assim sucessivamente: o terceiro a Júpiter (ano 73 a 108); o quarto a Mercúrio (109 a 144); o quinto a Marte (145 a 180); o sexto a Lua (181 a 216); o sétimo ao Sol (217 a 252). O oitavo ciclo correspondeu novamente a Saturno depois do qual tornaram a se repetir as mesmas regências a cada ciclo de 36 anos, tal qual a ordem anterior citada.
Assim, no século vinte, o ciclo de 1909 até 1944 foi regido por Marte; o ciclo da Lua começou com a entrada do sol no signo de Áries em março de 1945 e se estendeu até março de 1980, para em seguida vir o ciclo do Sol (1981 a 2016) onde nos encontramos atualmente.
O Planeta Regente do Ano: 2005 (Lua)
Como foi explicado anteriormente a cada 36 anos inicia-se um ciclo de regência maior. Sabemos que em 1981 inicio-se o Grande Ciclo do Sol, sendo também o ano do Sol (Já que o primeiro ano de cada ciclo maior de 36 anos é governado pelo regente do mesmo).
O regente do ano é definido a partir da Estrela Cabalística de 7 Pontas, seguindo a seqüência dos planetas no sentido anti-horário.
Saturno > Júpiter > Marte > Sol > Vênus > Mercúrio > Lua
Em 1981, iniciou-se o ciclo maior regido pelo Sol, portanto tem como regente do ano o próprio Sol. O ano de 1982 foi regido por Vênus; 1983 por Mercúrio, 1984 pela Lua e assim sucessivamente:
Sol (81, 88, 95, 02, 09) > Vênus (82, 89, 96, 03, 10) > Mercúrio (83, 90, 97, 04, 11) > Lua (84, 91, 98, 05, 12) > Saturno (85, 92, 99, 06, 13) > Júpiter (86, 93, 00, 07, 14) > Marte (87, 94, 01, 08, 15)
Assim o Sol é regente dos anos: 1981, 1988, 1995, 2002 e de 2009 e do ciclo completo que foi iniciado em 1981 e a Lua é regente dos anos 1984, 1991, 1998, 2005 e 2012 no ciclo maior do Sol.