sexta-feira, fevereiro 27, 2004

RUBENS

Nas formas arredondadas e renascentistas o movimento.
A geometria se fundindo à pintura.
Emprega, sistematicamente, a técnica do contraposto: uma figura clara de frente e uma figura escura de costas.
Homem alemão e sua vista que captava além do século XVII.
A maior figura das artes flamengas.Veneza é o seu ponto de partida.
Dali assimilou a secreta magia do colorido veneziano e partiu para a exploração na Itália.
Criou uma oficina e dela surgiram outros grandes nomes e uma obra colossal.
Um erudito e mundano, traduz o ápice da cor e a exuberância do movimento.
Conservava, entretanto, uma grande diferença em relação aos pintores
do passado, pois suas composições eram dinâmicas, em concordância
com o gosto barroco.
Estabelece o movimento, fazendo com que as formas extravasem os limites
da tela e os personagens dancem no espaço, sempre em sinuoso S.
Círculos concêntricos, inscrevendo-se as curvas e as contracurvas.
Composições dinâmicas, unindo os elementos iconográficos ou alegóricos
selecionados.