quinta-feira, dezembro 09, 2004

UMA LENDA...

Há muitos anos, nas margens do Rio Amazonas, Naiá, uma jovem e bela índia, ficava a admirar e contemplar por longas horas a beleza da Lua branca e o mistério das estrelas. Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava aqueles sonhos, a Lua deitava uma luz intensa nas águas, fazendo Naiá subir numa árvore alta para tentar tocar o astro. como não conseguia obter êxtio, ela decidiu subir as montanhas distantes para sentir em suas mãos a maciez aveludada do rosto da Lua, mas novamente falhou. Naiá acreditava que a Lua era um bonito guerreiro - Jaci - , e sonhava em ser noiva dele.
Numa noite, a moça deixou a aldeia, na esperança de realizar seu desejo. Ela tomou o caminho do rio para encontrar a Lua. Refletida no espelho das águas, lá estava ela, imensa, resplandescente. Naiá, em sua inocência, pensou que o astro tivesse vindo se banhar no rio para permitir que fosse tocado. Ela mergulhou nas profundezas das águas, desaparecendo para sempre.
A Lua, sentindo pena daquela jovem vida perdida, transformou Naiá em uma flor gigante - a vitória-régia - com um inebriante perfume e pétalas que se abrem nas águas para receber, em toda sua superfície, a luz da Lua.