quinta-feira, fevereiro 06, 2003

DOS DETALHES



Na feitura de uma bebida os detalhes fazem a diferença.
Hoje, trocando figurinhas com minha professora de francês eu estava falando sobre o 'beber estrelas', e ela explicou o porquê da taça comprida ao invés de larga para beber champanhe. O sentido da visão nos aponta a um cordão de bolhas, sequencial em linha reta, que não é visto num copo bojudo e largo. Este tipo de copo além de não ser apropriado visualmente, ainda traz outro defeito: a bebida esquenta com mais rapidez.
Da mesma forma a utilização de uvas vermelhas no preparo da bebida é feito de forma rápida, objetivando manter a limpidez do líquido sem que ele tenha contato com a casca, o que daria o tom avermelhado à bebida. Esse processo de utilização da polpa e da dispensa da casca é uma especial técnica
Mãos rudes e calejadas todos os dias, dentro das caves, são responsáveis por um toque sutil e rápido em todas as garrafas que se encontram no processo de fermentação. Essas mesmas mãos são capazes de segurar uma taça com rara delicadeza, sem dúvida um dom pertinente àqueles privilegiados que todos os dias preparam o melhor champanhe do mundo.