terça-feira, outubro 28, 2003

DESDOBRAMENTOS

Ontem ganhei mais um presente pelo aniversário.
Nunca é tarde para tal e é sempre mais gostoso ser surpreendida.
Um disco de músicas francesas. Sim, eu continuo estudando a língua.
Chama-se Gilbert D’amour, já tinha ouvido algumas canções na sua voz,
inclusive na Aliança.

Nos últimos dias descobri que a Lemniscata pode ser reproduzida pela
variação solar, numa eclíptica igual ao oito. Um libriano, curioso, tal
como eu, andou fazendo o favor de escarafunchar para mim -
O sol fotografado sempre à mesma hora em diferentes dias ao longo de um ano.
O nome para tal fenômeno é Analemna, Ana-Lemna.
Segundo meu fiel escudeiro, em sua pesquisa acerca da Ana Lemma, a grafia para tal evento pode ser
expressa como: analema, analemma, analemna.
Quando origina-se do grego o m aparece dobrado, Lemma; quando advém
do latim aparece, lemna. (lemniscata do Lat. lemniscata < Gr. lêmmískos, fita).


Um homônimo do meu amigo publicitário, Sandro Lobo, apareceu em minha caixa postal.
Baiano, coleguinha, expliquei sobre a origem do sobrenome Lobo. Absorções acadêmicas.
Situações essas que fazem parte dos dias em que fico calada por aqui, desdobramentos de
palavras, informações, trocas e sentimentos.