sábado, agosto 16, 2003



Pra quem curte Western, a boa pedida hoje é o lançamento do livro 100 Anos de Western, escrito pelo desenhista de quadrinhos, e tio de coração, Primaggio Mantovi, com participação e dedicatória ao velho aqui de casa, José Menezes, também quadrinista. Quem estiver em Sampa pode conferir a festa a partir das 18h30, na Villa Counstry, à Av. Francisco Matarazzo,774/810.

O livro conta toda a história do gênero desde seus primórdios, em 1903, até os dias de hoje, passando por fatos históricos e políticos que marcaram não só o cinema, mas o mundo todo. Desfilam pela obra grandes personagens do velho oeste, como Búfalo Bill, Calamity Jane e Wyatt Earp, escritores, como James Fennimore Cooper e Zane Grey, diretores como John Ford, Raoul Walsh e Sam Peckinpah, além de astros e estrelas como John Wayne, Gary Cooper, Gregory Peck, Randolph Scott, Clint Eastwood, Barbara Stanwick, Marlene Dietrich e Maureen O’Hara.

As 148 páginas do livro não enfocam apenas as grandes produções hollywoodianas, mas também os chamados filmes B, os telefilmes e - não podiam faltar - os famigerados spaghetti westerns, produções italianas que, na década de 60, "ousaram" explorar o gênero cinematográfico definido pelo escritor francês André Bazin como "o cinema americano por excelência". Formato 21 x 28 cm