sexta-feira, novembro 08, 2002

ESCORPIÃO

Terminei, enfim, Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, depois de algumas semanas de parada forçada consegui chegar a última folha. E entre as muitas fugas do personagem principal, nesse romance policial, Rubem Fonseca explora a faceta de um dos animais peçonhentos que mais causa pavor nos seres. E, confesso, a analogia entre o signo e o bicho, acabou por produzir reflexões:

O escorpião é um solitário, o mais misantrópico dos animais, só se aproxima do seu semelhante para foder ou para lutar até a morte.
[...]
Eu já vira vários acasalamentos daqueles meus perigosos amigos. O macho, que é mais esbelto e tem uma cauda mais longa, fazia naquele instante sua corte, segurando duas das garras da fêmea e esfregando sua cauda ereta na dela. Então começaram a copular. Eu sabia o que ia acontecer, tão logo a fornicação acabasse. A fêmea mataria o macho, caso ele não conseguisse fugir, o que era muito raro, e depois iria devorá-lo, ou melhor, sugá-lo. Os escorpiões matam sua presa, ferindo-a e inoculando-lhe uma neurotoxina que causa um envenenamento parecido com a estricnina. Em seguida injetam nos ferimentos que causaram umas enzimas digestivas, que fluidificam o tecido interno da presa. Após o que, sugam-na até deixá-la apenas um invólucro seco.
[..]
Os escorpiões podem ter até doze – doze! – olhos, e quem tem tantos olhos assim tem que ser muito perspicaz.”.


Vale dizer que o escorpião é um animal de palpo desenvolvido em forma de pinças, de pós-abdômen afilado numa cauda capaz de curvar-se sobre o dorso e terminada por um ferrão venenoso. Respira unicamente por pulmões. Vive em regiões quentes e áridas, ao abrigo da luz. Alimenta-se de pequenas presas caçadas durante a noite.
Na Astrologia, o signo gráfico de Escorpião lembra o de Virgem: é um M cujas duas primeiras hastes representam as garras do animal, e a terceira, voltada para cima, a cauda. Assim como o M de Virgem está tradicionalmente relacionado à palavra ‘mãe’, o de Escorpião está ligado à letra rúnica Mannaz, que simboliza o arquétipo do homem. Nesse sentido, o significado profundo do signo é o Homem, visto na sua condição de ser mortal e representante do gênero masculino. Em Escorpião, completa-se o caminho da vida, iniciado em Áries, e os signos seguintes correspondem às etapas que todo ser humano ainda tem de percorrer depois da morte, antes de chegar à paz definitiva, em Peixes.