terça-feira, março 26, 2002


Hoje é dia de falar de cores. Sim, os tons que surgem a partir das manifestações da natureza.A mim são aspectos completamente encantadores, pelos fachos arco-íris que nascem a partir das luzes produzidas.Estou falando do Sol da Meia Noite e da Aurora Boreal e Austral. Ocorrem nos pólos terrestres e sabemos de sua existência, mas o motivo, a razão, pouca gente sabe. Como adoro os porquês e preciso entender como as coisas se processam, trago a ciência um pouco mais pra perto por meio do professor Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP:
O Sol da Meia Noite é o nome dado a um fenômeno que só ocorre no verão em regiões localizadas além dos círculos polares, tanto no Hemisfério Sul como no Norte. Ele é causado pela inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano orbital, o mesmo motivo que define as estações do ano. Depois de um longo e escuro inverno, a partir do fim da primavera e o começo do verão, os dias passam a ter mais horas de Sol. Até que chega o solstício(o primeiro dia do verão), em que não há nascer e nem pôr-do-sol no horizonte. Desse modo, ele se torna visível durante 24 horas do dia.
No que diz respeito às auroras, elas podem ser boreais(no Hemisfério Norte) ou austrais(no Hemisfério Sul). São fenômenos luminosos produzidos nas altas camadas da atmosfera, entre 60 km e 100 km acima da superfície terrestre, causados pela interação de partículas altamente energéticas provenientes do Sol com o campo magnético da Terra. Formam-se faixas e arcos em movimento, em tons de vermelho, azul, violeta e branco.