terça-feira, março 19, 2002

O que pra muita gente é bobagem e cultura inútil pra mim tem sempre um significado didático. Gosto de todo tipo de curiosidade, até mesmo aquelas que aparentemente não são de grande valia. Contudo, é no considerado descartável que descubro particularidades e aspectos ainda não explorados, ou melhor, que normalmente não são dignos de muita atenção e acabam passando 'batido' pelos olhos. Aliás, o que é desprezado pela maioria, a mim provoca um efeito contrário.
Então, vamos falar do mundo animal. Sim, ele. Duas perguntinhas básicas, distintas:

Onde vive e do que se alimenta o Ornitorrinco?

O animal mamífero habita lagos, lagoas e rios do leste da Austrália e Tasmânia e se alimenta de camarões, larvas de incetos,moluscos e pequenos peixes. Os ornitorrincos têm um hábito incomum: os machos não ficam na mesma toca com a fêmea e os filhotes. Eles moram sozinhos, em um ninho ao lado. É provável que não aguentem a algazarra dos filhotes, que só abandonam o ninho com quatro meses de vida.

Por que na Índia a vaca é considerada um animal sagrado?

Um dos motivos é que, para os praticantes do hinduísmo, religião que predomina na Índia, a vaca é considerada um animal perfeito, pois existe desde a época do paraíso, chamado de Satyuga. Há várias lendas contando que Krishna, o príncipe de Satyuga, tinha uma vaca de estimação. Como ela é dócil, também se acredita que o animal seja uma expressão de espiritualidade. Segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações.O animal também tem grande importância social. Como 80 por cento da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e está na base da culinária dos hindus.

Fonte: Globinho
17/03/02