terça-feira, abril 23, 2002


Fomos ver The Lord of the Rings. Vejo os filmes em tempos diferentes. As pessoas ficam loucas e saem correndo pras salas de cinema.Confesso que esse também provocou vontade de sair correndo, mas por caprichos do destino isso acabou ficando em segundo plano. Sempre um outro programa pintava e me tirava da direção da estória de Tolkien.
Ouvi tantas opiniões, críticas, mas não costumo me guiar por elas. Já vi vários elogiando determinado filme e eu chego lá e é uma tremenda decepção. Bruxa de Blair foi um destes. A jornalista, brasileira, que mora na Califórnia, saiu chocada do cinema com o enredo. Eu fui ávida, crente que ia sair de lá do mesmo jeito. E não é que ao final saí com uma sensação completamente diferente? Achei o filme a maior baboseira. Um besteirol marketeiro muito bem feito pelos criadores da pseudo bruxa. Mas foi só. Nada além de uma sensação de tempo perdido e um terror bem barato.
Então, tenho um amigo que malhou a estória dos anéis.Disse que não teve 'saco' pra assistir um filme cujo protagonista tem o nome de Frodo. Pois, é. Ele nem viu tudo, acho que aturou só a primeira hora do filme. Confesso que não li nenhum dos livros de Tolkien, mas tinha enorme vontade de fazê-lo e hoje após a sessão ela cresceu. Os cenários, os personagens, deusas, bruxos ou magos, todos encantadores. A música, aquele horizonte verdejante, os pinheiros, as corridas entre os arbustos, os cavalos, os lagos. Magia. Na hora da correria, do bem contra o mal, não pude deixar de lembrar de Indiana Jones, guardada as suas diferenças, tempo cronológico, ambientação e etc.. Mas, aquelas fugas, as paredes desmoronando, homens monstrengos e fantasmas do mal surgindo do nada, acabaram provocando o flash com o passado. A tal da conexão com alguma coisa que a retina guardou.
Vi o trailler do próximo episódio e segui os passos do pequeno herói, as novas faces que aparecem na continuação dessa saga, o guerreiro Aragorn, a Senhora da Floresta. E o retorno do poderoso Gandalf. Tá na cara que ele vai surgir com mais força, para detonar o outro mago com cara de anoréxico, feito o Haiden em Mortal Kombat. Quem viver verá.
Surge a voz de Enya ecoando e as luzes se acendendo: The End.