sábado, abril 27, 2002



QUARTA DIMENSÃO

Um dos assuntos que realmente mexe comigo é a Magick. E, lendo um texto sobre esse assunto, uma explanação completa, lúcida e abrangente sobre o tema Quarta Dimensão, resolvi trazer para esse espaço um pouco das bem elaboradas idéias de Guerrero. Até hoje não sei o nome verdadeiro dele, o conheço há alguns anos das listas de magia da net. Por algum tempo estivemos mais próximos e pude desfrutar o muito do conhecimento que ele têm a oferecer. Então, divido com vocês, as idéias imperdíveis dele:

Uma das coisas que noto na Internet é o problema da significação.
As palavras guardam sentidos e signficados amplos, alguns deles comuns, o que permite a comunicação, mas muitas vezes termos são usados indicando eventos e fenômenos muito diferentes , mas não se percebe isso e pode até mesmo surgir uma contenda devido a essa confusão.

É interessante que na NET não temos o contato visual com as pessoas, assim as palavras transmitem seu sentido com mais força, pois não há tons de voz, gestual e tudo mais que há numa comunicação "ao vivo" ..

Isto coloca a palavra na net numa condição interessante, pois embora enquanto palavra seja fria, no construir de frases estilos se revelam e aos poucos vamos conhecendo algo das pessoas que escrevem suas mensagens na NET , como são, o que pensam, o que sentem, mesmo que acreditem estar representando um papel ou fingindo algo, ainda assim, se observarmos bem, o estilo de escrever, os termos escolhidos, revelam muito da realidade desta pessoa.

Esta característica da NEt é muito interessante.

MAs em toda relação, mesmo virtual , pode acontecer uma relação onde consigamos nos deslocar e entender a outra pessoa pelo que ela expressa, ou querermos limitar a comunicação a nossos próprios referenciais.

Assim temos na NET o que temos também no mundo, os (as) donos da Verdade, que não debatem um tema, impõe suas verdades, são incapazer de aceitar que há muitas abordagens possíveis da realidade, ainda estão presos (as) a idéia de "uma verdade, um deus e um rei" .

Entretanto vivemos uma realidade onde hoje sabemos que o eletron é partícula e onda ,o fóton é partícula e onda, conceitos antes tida por nunca confluentes .

Confusão de termos.

Tenho observado isso acontecer com a definição de Quarta Dimensão.

O termo quarta dimensão começou a ser usado por certos movimentos que se apresentam como espiritualistas, designa via de regra um estado mais sutil, mais 'espiritualizado" da existência, um dimensão além dessa, para onde o planeta estaria caminhando e após as transformaçòes globais, que agora a maior parte destes movimentos marca para 2012 ( já garantiram que seria o eclipse de 99, já garantiram. que seria em outras datas) os(as) '" escolhidos"(as) as pessoas "evoluídas" iriam para esta quarta dimensão, esta Terra da Quarta dimensão , considerada "superior" evolucionalmente a esta na qual estamos.

Existem vários tratados do meio ocultista que definem como Quarta Dimensão, um estado de energia mais sutil, o que chamam de espiritualizado, para o qual o planeta estaria se encaminhando , muitos movimentos new age e similares , que pregam a "espiritualização" do planeta defendem a idéia que grandes transformações ocorreram no planeta e como resultado dessa transformação parte da humanidade vai pelo ralo e os (as) "bons e salvos" viveram num mundo "perfeito" , 'idilíaco" na Quarta Dimensão.

Em várias versões dessas histórias haverá também um planeta xupão, X, (Xuxa?) que volta e meia alguém anuncia que a Nasa já sabe, embora a comunidade científica de astronomia em todo o mundo, que é capaz hoje de mapear planetas em sistemas solares distantes, nada deste estilo viu no céu. PAra este planeta irão os "maus' , onde recomeçarão tudo.

Interessante como tais histórias ainda estão dentro do juízo final, da "Nova Jerusalém" para os eleitos e do "lugar de choro e ranger de dentes " para os "infiéis" .

Não vou debater sobre a validade essa história, o tema aqui é quarta dimensão.

Pois para os físicos e cientistas em geral, como para as pessoas que tem na ciência fornecedor de paradigmas, quarta dimensão tem outro sentido, outra signficação.

A quarta dimensão é outro eixo desta realidade, é o tempo, que não é uma tela imutável sobre a qual a realidade se projeta, mas é algo dinâmico, algo relativo que se manifesta de forma diferente em diferentes lugares( isto já foi comprovado experimentalmente, em alta velocidade e na proximidade de campos gravitacionais intensos o tempo sofre alteração, um relógio num foguete marca o tempo com ligeira diferença de seu igual na Terra).

Este contínuo espaço tempo surge para a ciência pelos trabalhos de Einstein, uma revolução no pensamento humano que lança raízes em trabalhos anteriores como de Maxxwell e Faraday, que estudando os fenômenos elétricos e magnéticos os quais não podiam ser descritos com eficiência pelos modelos newtonianos introduziram o conceito de campo que já começa a modificar a abordagem da realidade.

Einstein publica em 1905 dois artigos que marcam uma revolução na concepção científica da realidade.

Einstein construiu um estrutura comum para a eletrodinâmica e a mecânica .
Esta teoria unifica e complementa a estrutura da física clássica, entretanto lança profundas e drásticas transformações nos conceitos usuais de tempo e espaço.

Pela teoria da relatividade o espaço não é tridimensional, algo que vem do senso comum e de limites perceptivos nossos, alega também que o tempo não é uma entidade isolada.
Espaço e Tempo estão intimamente vinculados , formando um continuum quadridimensional, o espaço /tempo.
Na teoria da relatividade tempo e espaço estão inter relacionados dinamicamente.

Derruba-se aqui o "tempo fixo universal" o " fluxo universal do tempo" proposto por Newton.

Observadores diferentes ordenarão diferente os eventos no tempo se se moverem a diferentes velocidades relativamente aos eventos observados.

Eventos observados como simultâneos para um observador podem ocorrer em diferentes sequências temporais por outros observadores.

Espaço absoluto, palco dos eventos, como o tempo absoluto, da teoria newtoniana são postos de lado , espaço e tempo são meros elementos da linguagem utilizados por um observador particular para descrever os fenômenos observados.

Os conceitos de espaço e tempo são tão fundamentais na nossa descrição do mundo que ao mudá-los tudo mudou, todas as abordagens científicas da natureza foram revistas e os referenciais clássicos, newtonianos e cartesianos que usavamos para descrever a realidade estão, ainda hoje, sofrendo profunda modificação.

Algo interessante é que esta nova compreensão da realidade que está surgindo da física e de outros campos da ciência, não é tão "nova" assim, pois possui profunda semelhança com o que já foi dito por místicos, magistas , xamãs há eras atras, a ciência indo ao coração da existência encontra uma realidade muito próxima de um Taoismo ou Xamanismo e bem distante das concepções das religiòes dominantes, com seus deuses dominadores e suas verdades prontas a favorecer os ditadores de plantão.

Entretanto existem pessoas que ainda insistem em visões da realidade presas aos paradigmas newtonianos e cartesianos, isto se vê em muitos ramos de magia, que nos séculos passados, quiseram dar "ares científicos" a magia e misturaram teorias diversas gerando uma pretensa explicação da realidade, temos um neodarwinismo espiritual em muitas cosmogêneses e antropogêneses, temos muitas "explicações'" mágica oriundas de uma tentativa de casar a concepção de mundo newtoniana cartesiana com rudimentos de magia.

Vejo que o mesmo acontece com a mistura com religião, da magia, as pessoas ficam vendo anjos e demônios em entes de outras realidades, ficam projetando suas fantasias em algo que é mais complexo e é também bem distinto da abordagem religiosa como da ciência newtoniana..

A maior parte das pessoas ainda não assimilou essa nova descrição da realidade, ainda não transmutou seus paradigmas para esta nova abordagem da realidade, embora possam até usar os termos "quÂntico" , "relatividade" , "partícula onda" ainda o fazem com "interpretações pessoais" ou seja , dão prá esses termos signficados que correspondem a seu "achismo" não ao fato científico que querem demonstrar.

EStou afirmando que a maior parte das pessoas não absorveu esses novos paradigmas e suas consequências na realidade comum , no cotidiano, trabalho com isso, dou cursos e treinamentos de apoio a mudanças de paradigmas para implantação de sistemas operacionais sustentáveis e de melhoria contínua em empresas de vários portes.

Lido com essa dificuldade do ser humano de mudar de paradigmas diariamente..

Nesse ponto temos uma similitude muito grande com a MAGICKA, onde muitas pessoas trazem suas fantasias e condicionamentos e projetam em idéias e conceitos que originalmente estão distantes do sentido do "senso comum" ..

Assim algumas pessoas trabalham com o complexo conceito de Karma, com o sentido de pecado, e por aí vaí, houve apenas resignificação, não houve uma compreensão diferente, fruto de perceber uma nova realidade.

Gurdjieff alerta muito sobre isso, sobre linguagem, chega ao cuidado extremo de criar palavras e termos novos em seu ensinamento, formando as palavras para que o sentido real do que quer transmitir não seja deturpado por associações equivocadas.

DA mesma forma a quântica e a relatividade fazem parte de uma outra compreensão da realidade, e quando meramente interpretadas pelo senso comum e por paradigmas ainda newtonianos acabam deturpadas em seu real sentido.

Heisenberg nos alerta :

"O problema mais difícil no tocante a utilização da linguagem surge na teoria quântica. Aqui , não nos deparamos de início com qualquer guia simples que nos permita correlacionar os símbolos matemáticos com os conceitos da linguagem usual ; a única coisa que sabemos desde o início é o fato de que nossos conceitos comuns não podem ser aplicados a estrutura dos átomos."

Isso é muito sério, pois somos criaturas de sintaxe, descrevemos o mundo pela linguagem, externa e interna, compreendemos o mundo falando com nós mesmos e nos dizendo o que nos ensinaram que era o mundo.

MAGICKA nos permite entrar noutro conjunto de referenciais, onde teremos os mesmos problemas que os físicos de alta energia, a necessidade de um vocabulário mais amplo.

Assim, o termo quarta dimensão, o tempo, parte integrante desta realidade que já vivemos, foi equivocadamente usado por alguns místicos para descrever experiências de outras realidades, ou idéias de um "mundo espiritual para o qual nos encaminhamos" e desta confusão surgem interpretações diversas.

Como mágicko questiono se estas outras realidades, estas outras camadas da vasta cebola chamada Eternidade, estào realmente bem descritas nos tratados que temos acesso, ou investigadores e investigadoras projetaram sua sintaxe, sua imagem do mundo, em entes e eventos reais de outras realidades, mas reduziram a interpretação aos limites do senso comum.

Assim, entes diversos foram encontrados nestas outras realidades, mas muitos podem ter reduzido os mesmos a "anjos e demônios" de acordo com a relação estabelecida, da mesma forma que o contato com outra realidade, como um elétron viajante que entra em outro orbital e tenta descrever a nova realidade com base na linguagem que tinha, baseada num mundo diferente.