quinta-feira, outubro 31, 2002



A dia de hoje representa a comemoração celta do samhain (fim do verão). Data que de acordo com as estações do ano, iniciava-se o inverno e era representada pela morte do Deus de Chifres, o Deus Sol, que só viria a nascer novamente no 21 de dezembro, no solstício de inverno, na festa de Yule. Dizia-se que a data da samhain era mágica e nela a barreira entre o material e o imaterial ficava mais tênue e podia-se falar com os entes que já se foram. É a fusão dos mundos, dos mortos e vivos, o grande crepúsculo.
Por ser uma comemoração de certa forma sombria e praticada pelos druidas, e as cerimônias serem dominadas predominantemente por sacerdotisas, tendo em vista que a religião celta prega a força maior da deusa, mãe natureza, a Lua, os cristãos acreditavam ser uma festa de bruxas e, assim, ficou conhecido como o dia das bruxas.
Entretanto, a religião celta era fortemente enraizada no povo europeu e a igreja católica acabou por absorver o feriado como a festa de todos os santos no dia 1 de novembro, dia seguinte do samhain, que veio a ser conhecida mais tarde como o halloween.
No hemisfério sul, obedecendo ao calendário de equinócios e solstícios, as festas se invertem e no samhain se comemora no dia 1 de maio e o beltane (comemoração de fertilidade, onde o Deus e A deusa se unem pela primeira vez no ano) no dia 31 de outubro. A comemoração perdeu seu real sentido para os povos modernos, mas alguns ainda preservam as tradições.
Assim, obedecendo a esse calendário, convido a todos para a bela comemoração de beltane, amanhã, dando graças pelos frutos que a terra nos fornece, bebendo e
dando graças para que nunca tenhamos sede e comendo e dando graças para que nunca tenhamos fome.

"Danço o deleite
na noite de Beltane.
Liberando todos os sentidos,
danço para ser.
A flor e a chama
do rito amoroso florescerão.
O Sol abraça a Terra, brilhando".

Rae Beth