quarta-feira, maio 01, 2002


Tenho pensamentos compulsivos e uma maneira sem método de absorver o que leio. Conseguiram produzir das células tronco, as localizadas na medula, novas artérias coronárias e evitaram que uma cirurgia cardíaca fosse feita. Deram vida longa a dois pacientes no Rio que sofriam com o entupimento das veias. Apesar da reprodução das células tronco ser mais lenta em pessoas mais velhas, funciona. E essa experiência foi feita com o uso de um cateter entrando pela veia principal da perna e chegando ao coração. Por ali é injetada a solução que veio produzir novas artérias. E o incrível disso tudo é que foi feito aqui, no Brasil. Lógico que com a ajuda de uma universidade americana, mas todo o procedimento foi realizado por médicos brasileiros. É sensacional. Já imaginaram quantas vidas podem ser salvas? Quantas pessoas serão beneficiadas com essa descoberta? Quantos diabéticos e os que sofrem com a hemodiálise diária, conseguirão ter uma vida mais gostosa e saudável?! Realmente isso me encanta. Não tenho jeito pra medicina, sou daquelas que quase desmaia quando vê operações na tv, mas que gosta de estar por dentro de tudo o que há de novo, daquilo que possa prolongar a vida e permitir uma qualidade melhor.
Falando em coração, a Ana resolveu fazer uma enquete e eu não resisti. Pergunta quais são os motivos que levam as pessoas a se apaixonarem. Eu mais uma vez falei do órgão cardíaco, do chakra que governa nossos sentimentos, deixei um recado pra ela nos comments. E muito diferente da razão, vivo ao sabor das pulsões, do que meu coração dita. Muitas vezes comandada pelos cavalos selvagens, conduzida ao mundo do imaginário, da poesia e do onírico. Não existe uma fórmula para a paixão. Acredito que pequenas coisas nos levam a ela. Um sorriso, um olhar, um toque, uma frase, uma flor....
Começando mais um mês, quero continuar acreditando nela, na paixão. É o que alimenta meus passos.....a vida.
Complementando meu raciocínio, Bertrand Russell é categórico:"Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão mortos".