quarta-feira, janeiro 09, 2002

Adoro curiosidades, descobertas científicas, explicações pautadas na ciência. Leio e procuro estar sempre ligada no que anda rolando pelo mundo, nos avanços da nossa civilização terrestre. Assino um boletim do fantástico e do extraordinário, de fatos e culturas que normalmente chocam pela discrepância, por valores tão distantes do nosso.
Hoje quero falar de duas formações que provocam nojo na maioria dos seres que conheço. Talvez, eu seja mesmo um caso a parte. Gosto de tudo que sai do meu corpo, tudo. As secreções, os líquidos, o sólido, absolutamente tudo. Quando minha avó ficou doente e perdia constantemente a noção de onde era o banheiro e onde começava a fralda, acompanhei de perto o que acontece com toda a nossa ‘superioridade’ diante da velhice, desse orgulho que as pessoas ostentam pelas ruas, com sua cabeça erguida, em pose de super herói. Tudo isso vai pra cucuia. Não sei se já’contei alguma vez sobre a vó Dinah. Era uma mulher à frente do seu tempo, mandava bem no volante, criou minha mãe sozinha tendo em vista que meu avô morreu quando ela apenas tinha 5 anos. Era secretária executiva da Nova América, uma fábrica reconhecidamente importante na época. Construiu umas cinco ou talvez seis casas, todas as plantas boladas e elaboradas por ela, com acompanhamento de perto de toda a confecção, desde a fundação até a colocação das telhas. Ela era incrível, com sua mente perspicaz, demonstrava uma aparente frieza mas conseguia mostrar o tamanho do seu amor quando fazia algo pela gente, pelos netos. Uma mulher admirável, sem dúvida. Morreu do jeito que contei, sem controlar fezes e urina, meio esclerosada, acreditando que minha mãe era enfermeira e que eu sempre que podia ia visitá-la no hospital(no quarto que ela ficava aqui em casa).
Voltando ao que eu me propus a colar aqui pra vocês, vou pôr a formação da meleca e da remela conforme explicação médica, publicada no Globinho:

Como se faz a meleca no nariz?
A meleca surge depois que o muco, uma secreção produzida no interior do nariz, seca, explica Onivaldo Cervantes, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo. Dentro do nariz existem dezenas de glândulas que produzem diariamente cerca de 400 ml de muco. Normalmente, ele é engolido. Mas, se sua produção está acima do normal(quando se tem gripe, por exemplo), a secreção pode acumular no interior das narinas. Nesse caso, o ar que respiramos, ao entrar pelo nariz, provoca o ressecamento do muco nasal.

Como surge a remela dos olhos?
A remela, que aparece nos olhos assim que acordamos, é formada durante a noite, enquanto dormimos. “Ela é resultado do ressecamento da parte líquida que compõe as lágrimas”, diz Elcio Sato, oftalmologista da Unifesp. A lágrima é formada por duas partes: uma de gordura e outra de substância que ajuda a manter a córnea úmida e lubrificada. Nossos olhos produzem lágrimas constantemente. De dia, quando piscamos, as pálpebras as espalham pela vista. Mas, à noite, as lágrimas se acumulam nos cantos dos olhos. Com o tempo, a parte líquida da lágrima se evapora, enquanto as outras duas se fundem, formando a remela.